Pesquise™

Carregando...
0
Postado por: Ωﯕσήέкα™

Passos para se ter um servidor sério e de qualidade

Índice

1. Introdução
2. Equipe
3. Personalização
4. Site
5. Divulgando
6. Extras
7. Comentário

1. Introdução

Opa, bom, decidi fazer este "guia" de como ter um servidor sério, de qualidade e equilibrado. Com todos esses quase três anos de experiência que tenho com MU, tenho visto, como todos vocês, servidores que duram no máximo uma semana, isso quando chega a uma semana né. Mas o que leva ao servidor acabar de uma hora para a outra ? Bom, posso explicar claramente pois ja passei por isso. Espero que todos aproveitem, e que gostem.

2. A Equipe

O primeiro passo é montar o servidor né ? Não, eu pelo menos descordo. O primeiro passo para você ter um servidor de qualidade é ter uma boa equipe a sua disposição. Recomendo que você forme uma equipe de GM's responsáveis, lógico, com uma função para cada, nada bagunçado.
Chame conhecidos, em quem você confia e que possa deixar uma responsabilidade em suas mãos. É sempre bom ter pessoas experientes na equipe, claro. Mas também é legal dar oportunidade a quem nunca teve a "graça", chamem alguém que nunca foi GM, mas tem que ter noção total do jogo e dos comandos, lógico.
Mas porque, chamar um suposto inexperiente no assunto ? Simples, essas pessoas são sempre as que têm mais disposição para ajudar, pode ter casos de noobs, mas a maioria impolga e ajuda muito.
O que eu considero mais importante, GM's com humor, nada melhor do que um GM que brinque com os players. É horrivel ter um GM mal humorado que se estressa facil e não tem paciência com os players.

3. Personalização do servidor

Com a equipe definida, acho que agora você pode começar a "montar" o servidor, agora isso ai é com vocês. No portal temos muitos tutoriais sobre montagem de servidor.
Estarei dando algumas opiniões e dicas para a "montagem". Bom, primeiro escolha a versão que mais te satisfaça, xp, drop, reset e essas configurações básicas ai. Eu recomendo a todos, pedir opniões de diversos players, porque não adianta ter um servidor que você acha perfeito, e que ninguém curta né ? Ta isso é o básico.
Agora vamos ao ponto que vai deixar o seu servidor diferenciado dos demais. O que você deve fazer é simples, crie Shops e Spots própios, mude tudo o que estiver ao seu alcance. Esta parte não irei me entrometer muito, é com vocês, mas fica ai a dica.

4. O Site

O Site é um ponto forte, as vezes, eu por exemplo gosto de ter um site exclusivo, e bem legal com vários scripts personalizados para os players. Mas se você não sabe fazer um própio, ou não pode comprar, baixe um bem completo e bonito, que você acha facilmente ai nos fóruns, só não esqueça de mudar as informações para o seu server e fazer um bannertop legal.

5. A Divulgação

É, considero um dos pontos mais importantes, pois sem uma boa divulgação, não terá players o suficiente para que o seu server fique realmente divertido. Divulgue em todos os meios de comunicação que você conhece. Mas sempre, por favor, de um jeito agradável. Caso poste em algum fórum, siga a regra exposta pela a administração do mesmo. Lembre-se que o marketing quase sempre é a chave do progresso.

6. Extras

Bom, isso aqui é só para complementar, com algumas dicas que eu acho que da um toque a mais no server.

- Compre um domínio (.com, .net, .org, .com.br). Não utilize aqueles lixos de redirecionadores como o vai.la, isso não da um toque de profissionalismo.
- Faça um fórum legal para o server, aonde os players podem se interagir com a administração.
- Se possível, alugue um servidor dedicado.
- Servidor funcionando 24/7/365. Isso é fundamental.
- Crie um msn própio para suporte, não utilize o seu pessoal, não é bom, pelo menos eu acho.
- Acompanhe diariamente o server. Fique online pelo menos uns 15minutos.
- Dê atenção aos players, nunca perca a paciência com eles. Porque eles são a chave do progresso do server.
- Realize sempre no máximo 4 eventos ao dia, fale com os seus GMs. E não dê prêmios exagerados.

Tenha paciência e calma, sempre. E eu sigo o ditado: "Montar um server é fácil, o difícil é mante-lo".

7. Finalização , comentários

Bom, acho que ficou legal, caso tenham alguma opinião, sugestão ou crítica sobre o "guia", poste aqui que eu arrumo, adiciono ou tiro.
Queria deixar claro também que não sou nenhum expert/coder/etc, ainda tenho muito o que aprender, e agora vou começar a expor um pouco dos meus conhecimentos e experiencia através de guias/tutoriais para o pessoal ai do fórum, e espero aprender muito com vocês ainda.

No próximo guia vou esclarecer alguns fatos que levam aos administradores a fecharem o servidor de uma hora para outra, e também o que fazer para que isso não aconteça

0 comentários:

Postar um comentário